Antônio Campos vira sócio efetivo do Pen Clube Brasil
Antônio Campos foi eleito como sócio efetivo do Pen Clube do Brasil, que tem sede no bairro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro.
Antônio Campos, advogado, escritor, poeta, editor, colunista de imprensa e presidente da Fundação Joaquim Nabuco, ocupante da cadeira de número 25 da Academia Pernambucana de Letras, foi eleito como sócio efetivo do Pen Clube do Brasil, com a sede no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Fundado em Londres, em 1921, o Pen Clube chegou ao Brasil em 1936. Seu primeiro presidente foi o dramaturgo Claudio de Souza, o qual presidiu a Academia Brasileira de Letras por duas vezes. Também presidiram a entidade os jornalistas Barbosa Lima Sobrinho, Celso Kelly, Elmano Cardim, a arqueóloga Maria Beltrão e o embaixador Geraldo Holanda Cavalcanti, Claudio Aguiar, que marcou a sua presença com marcantes realizações e grande prestigio nos meios culturais do Rio de Janeiro.
Hoje, ela é presidida pelo escritor Ricardo Cravo Alvim que, em carta, congratulou-se com o novo sócio pernambucano. Atualmente, o Pen Clube está presente em mais de cem países e é órgão consultivo da Unesco para assuntos relacionados à cultura.
Leia mais: Luciano Bivar sobre Daniel: “Atitude antidemocrática e antirrepublicana”
A sua missão é zelar pelos direitos dos escritores e promover a diversidade linguística, a literatura e a liberdade de expressão. O Pen Clube é a única instituição internacional de escritores no Brasil, com sede em Londres, criada por intelectuais ingleses em 1921, logo depois da 1ª Grande Guerra, com duas finalidades específicas: a primeira, estimular a criação de filiais espalhadas pelos cinco continentes. A segunda essência principal, a defesa da liberdade de expressão para a livre veiculação de textos e obras de qualquer escritor ou jornalista, bem como sua integridade física quando encarcerado, vítima de qualquer censura intelectual.
Antônio Campos teve o seu nome aprovado pela Comissão de Admissão do Pen no ano passado. Depois disso, seu nome foi levado à apreciação da Assembleia Geral da entidade, quando foi eleito à unanimidade.
Fonte: Blog do Magno