Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Mimesis Hackathon premiará pesquisas científicas inovadoras

Compartilhe

Evento promovido pela UPE em parceria com a ofJoseph PB&T Brasil e Outthinker, está com inscrições abertas e acontece de forma on-line neste fim de semana

Anderson Vasconcelos – coordenador da Mimesis Hackathon

Com o objetivo de incentivar e fomentar pesquisas de ponta por jovens pesquisadores no Brasil, a UPE, a ofJoseph PB&T Brasil e Outthinker realizam a Mimesis Hackathon. O evento on-line acontece nos dias 17 e 18 de dezembro e tem como tema “A luz e as possibilidades infinitas que sua manipulação permite para o desenvolvimento sustentável da humanidade” a ideia é dar ênfase a problemas globais na área de saúde. “Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre biotecnologia, por meio de palestras e workshops, e de colocar suas ideias em prática, através de projetos inovadores, desenvolvidos de maneira coletiva, com participantes de diversas partes do mundo” explica o coordenador do evento, Anderson Vasconcelos.

O evento acontece de maneira virtual desde 2020 e convida os participantes a “hackearem” a natureza, olharem para ela em suas “linhas de comando”, compreendê-la e se espelharem nela para propor soluções para problemas de alto impactos nos mais variados segmentos científicos. Todos os trabalhos aceitos serão compilados no formato de um livro e publicados pela editora da UPE, o melhor avaliado receberá o prêmio de menção honrosa e um lugar de destaque na publicação.

Em seu primeiro ano, o evento se consolidou como o maior hackathon de biotecnologia que já aconteceu no Brasil, com 500 inscritos e 22 soluções entregues. Envolveu a participação de palestrantes internacionais, como os professores da Harvard Bussiness School, Karim R Lakhani e Marco Iansiti e grandes nomes da ciência nacional. Além disso contou com o apoio de diversas instituições, nacionais e internacionais, como Cayman Enterprise City.

O evento trouxe ao público temas de grande relevância para a saúde global, como câncer, transtornos psicológicos, e obviamente, Covid-19. Dois dos quatro trabalhos premiados foram dentro da temática Covid-19, trazendo soluções para eliminação do vírus através de um robô e da detecção do vírus através de um biossensor acoplado a uma máscara de proteção.

Em 2021, em sua segunda edição o tema central foi a Microbiota, conjunto dos micro-organismos que habitam um ecossistema, e contou com a presença de palestrantes nacionais renomados. Os trabalhos ganhadores se concentraram em encontrar soluções para imunização através da microbiota e no desenvolvimento de um aplicativo que auxiliasse as pessoas a manter a microbiota saudável. “Um dos trabalhos que não se limitou ao tema central do evento e se destacou nesta edição foi uma forma inovadora de identificar um subtipo agressivo de câncer de mama de forma precoce” lembra Anderson.

Inscrição, regulamento e outras informações estão disponíveis no site: https://mimesishackathon.com/


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *