Marketing Digital: muito além do simples conteúdo
A revolução digital já vinha cada vez mais presente em nossas vidas, mas quando começou a pandemia de Covid-19, o mundo precisou acelerar ainda mais esse processo.
Com o fechamento do comércio e dos serviços não essenciais, imposto como medida de controle à disseminação do vírus, a sociedade precisou se reinventar e as regras de convivência mudaram, passando de ‘ao vivo’ para ‘on-line’, e a acontecer prioritariamente por meio de telas de computador e de celular. As relações de consumo tiveram que se adequar a essa nova realidade. Pessoas que não compravam pela internet tiveram que se adaptar, e empresas que não vendiam seus produtos ou serviços on-line entenderam que para sobreviver teriam que entrar nesse universo, e junto com isso precisariam, também, que se posicionar nas redes sociais e investir em marketing digital.
Mas o que é esse tal de marketing digital? Qual a diferença entre postar e oferecer um conteúdo que seja agradável e convidativo para os internautas? Esse entendimento é importante, pois ele pode ser decisivo entre a ascensão e o fracasso do negócio.
O marketing digital é o conjunto de ações de comunicação que são feitas nos meios digitais – sites, maillings, redes sociais, aplicativos, entre outros – visando a divulgação de marcas, pessoas, produtos, serviços ou simplesmente uma ideia mesmo. O objetivo é um só: divulgar e atingir a meta estabelecida.
A meta é importante definir. O que se quer com a ação de marketing? Vender? Relacionamento? Consolidar a marca? Atrair seguidores para uma ação futura? Com isso em mente, define-se o público-alvo da ação e a estratégia de comunicação mais eficaz para chegar ao objetivo. Para essa etapa de definição de público é preciso estabelecer a meta da campanha. Afinal, não se consegue montar um planejamento e definir estratégias sem saber exatamente onde se quer chegar.
O publicitário Arthur Eickmann destaca que “o trabalho estratégico em conjunto com o marketing de conteúdo e demais ferramentas de comunicação podem trazer grandes resultados, mas precisam ser feitos da forma correta e não por pessoas sem experiência”. Ele é sócio-fundador da KOMMU, e atua há mais de 10 anos no mercado de marketing digital. A empresa foi pioneira neste mercado e se tornou uma referência com vários cases de sucesso, especialmente quando se fala da área médica.
Ele destaca que ao longo de sua trajetória participou de diversos projetos no ambiente digital, colecionando campanhas bem-sucedidas, que comprovam a eficiência do MD na construção de imagem da empresa ou profissional, com resultados comprovados de elevação do ticket médio e faturamento.
Segundo Arthur, quando o cliente contrata uma empresa ou profissional para desenvolver seu trabalho digital, não está contratando apenas a criação de conteúdo, mas também a experiência e expertise de uma equipe – equipe esta conhecedora do mercado e do plano de negócios do cliente. “Esse é o grande diferencial, pois é com esse conhecimento que podemos implantar ferramentas e conteúdos certos e atrair o público-alvo desejado“, explica ele.
Eickmann cita como exemplo o case da Otocenter, clínica especializada em otorrinolaringologia. Em 2016 eles decidiram ingressar no universo digital de forma integrada, com site funcional e redes sociais profissionais. O trabalho começou identificando o público-alvo da empresa. “Nosso objetivo nunca foi crescer o número de seguidores aleatoriamente, mas sempre em buscar o público certo para converter de forma eficiente esses seguidores em pacientes”, explica. Hoje, o site da Otocenter Recife é uma excelente fonte de novos pacientes e agendamento de consultas. “Com o trabalho estratégico, conseguimos manter uma média de 1.500 acessos únicos por mês e convertemos muitos em pacientes. O site é uma das plataformas fundamentais para o trabalho estratégico no digital”, conclui.