Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Festival de Artes realizado por mulheres será transmitido ao vivo pelas redes sociais

Compartilhe

Luna Vitrolira e Gabi da Pele Preta são as atrações da primeira noite da versão online do Terra por Elas.

Festival de Artes
Festival de Artes realizado por mulheres será transmitido ao vivo pelas redes sociais todas as quintas de Março.

O Festival será transmitido ao vivo diretamente do Espaço Cultural Terra Café, localizado na área central do Recife, através das redes sociais, como instagram @terra_cafebar e o youtube Terra CaféBar. A produção antecipou o horário de início do evento para as 20h, devido aos novos protocolos de convivência com a Covid 19. Esta é a terceira edição do projeto que é totalmente realizado por mulheres.

Gabi da Pele Preta irá mostrar seu primeiro single, Revolução, lançado na última sexta (26/02). A composição de Juliano Holanda feita especialmente para ela também ganhou videoclipe gravado em Garanhuns e está disponível em todas as plataformas digitais.

Ativista das causas feministas e da negritude, Gabi faz de suas pautas e lutas de vida o combustível de sua carreira solo como intérprete, cantando composições também de Alexandre Revoredo, Joana Terra, Isabela Moraes, Fernanda Limão, Ezter Liu, Isadora Melo e Caio Meneses. Desde 2011, sobe a palcos integrando programação de festividades como São João e Carnaval. Também participou de festivais – Janeiro de Grandes Espetáculos, No Ar Coquetel Molotov 2017, Macuca das Artes, Rec Beat, além de edições do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Atualmente, além do trabalho solo, Gabi da Pele Preta desenvolve trabalhos musicais com Azulão – patrimônio vivo do forró pernambucano – e com a banda Cordel do Fogo Encantado, como backing vocal, além de ser integrante da Mostra Reverbo.

Luna Vitrolira é escritora, poeta declamadora, atriz e performer. Finalista do prêmio Jabuti 2019, mestra em teoria da literatura, desenvolve pesquisas no âmbito da poética das vozes, com ênfase em oralidade e improviso. É também idealizadora dos projetos itinerantes “Estados em poesia”, em que promove o intercâmbio entre as diversas cenas da poesia falada do Brasil; “De repente uma Glosa” e “Mulheres de Repente”, por meio dos quais colabora com a projeção nacional da Mesa de Glosas, modalidade de poesia de improviso do sertão do Pajeú/PE. Enquanto ativista e militante atua em projetos de formação voltados para as juventudes das periferias e em situação de cárcere. Nesse momento se prepara para lançar seu primeiro disco autoral.

O Terra por Elas acontece nos dias 04/03, 11/03, 18/03, e 25/03, a partir das 20h, e é totalmente realizado por mulheres, desde a produção, técnica e em todas as atividades e atrações apresentadas, nas diversas áreas artísticas que o projeto envolve: música, poesia, fotografia, teatro, dança, entre outras. Todas as atividades terão intérprete de Libras em suas transmissões.

“Estamos em um momento em que precisamos muito manter viva a cena cultural de nossa cidade, então, procuramos oferecer uma programação especial e diversificada, visando expandir a representatividade das mulheres no âmbito cultural”, comenta Gabriela Dias, uma das idealizadoras e produtora do projeto.

Confira a programação:

Quinta 04/03

Gabi da Pele Preta, Luna Vitrolira

Quinta 11/03

Isabela Moraes

Quinta 18/03

Amanda Bú com a exposição “Te libertar” e Larissa Lisboa

Quinta 25/03

Ylana Queiroga e Lilli Rocha


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *