Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Não há evidências de que cães e gatos transmitem a covid-19 aos humanos

Compartilhe

Gerente-geral da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife afirma que a convivência com os animais é física e emocionalmente benéfica para as pessoas

No próximo domingo (14) se comemora o Dia Nacional dos Animais, e nesse momento de pandemia provocado pelo covid-19, o gerente-geral da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA), Magno José, alerta à população que não há estudos que comprovem que os animais domésticos são fonte de transmissão do coronavírus para os seres humanos. Estudos em todo o mundo demonstram que é mais provável que os humanos transmitam a doença aos cães e gatos.

“Os animais não são os vilões dessa pandemia, sob pena que as pessoas os abandonem, o que é configurado como crime. Ao contrário, os animais têm sido de grande apoio para a população nesse momento”, afirma Magno José. “Durante esse período da pandemia, os animais têm ajudado as pessoas a passarem por esse momento difícil”, acrescenta o gestor.

O gerente da SEDA destaca que a convivência com os pets ameniza o sofrimento do isolamento social, estreitam laços de afeto incondicional e, com isso, eleva a autoestima das pessoas. A relação com os bichos também diminui o estresse, a depressão e o risco de enfarto entre os humanos. “Os animais não julgam ou criticam, simplesmente eles aceitam e amam os humanos do jeito que são”, conclui Magno José.

A  autônoma e estudante de Enfermagem Marcelly Beatriz adotou há um mês Madonna, uma gata mestiça com siamês, para fazer companhia ao filho Marcelo, de 4 anos, que adora gatos e estava se sentindo solitário durante a pandemia. “Ela tem um jeito único e especial que nos encantou e nesse pouco tempo já a amamos. Ela nos pede carinho empurrando a cabeça pra cima da gente. Madonna trouxe felicidade para a família e alegra muito Marcelo”, diz Marcelly.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *