Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Carla Navarro ensina os segredos da produção cultural em evento online gratuito

Compartilhe

Produtora com 22 anos de experiência ministra a “Jornada da Produção Sem Complicação”, de 18 a 21 de março. Evento tem apoio da Lei Aldir Blanc, Fundarpe e Secult

Organizar um espetáculo, um show, o lançamento de alguma obra, um festival, ou qualquer outro evento de caráter cultural. Esta é a função do produtor cultural, o profissional responsável por dar vida à ideia, fazer com que aquele insight inicial, ou o roteiro cuidadosamente pensado, ganhe forma, se transforme numa obra ou acontecimento artístico ou cultural.

A produtora Carla Navarro, 45 anos, é uma dessas profissionais. Com 22 anos de experiência, tendo atuado ao lado de nomes como Quinteto Violado e Balé Popular do Recife, e assinado a produção da Orquestra de Câmara de Pernambuco e de montagens como Bandeira do Divino, Festival São João Sinfônico e Festival Internacional de Mágica (FIM), ela resolveu agora contar a sua história. De 18 a 21 de março, ela realiza a “Jornada da Produção Sem Complicação”, oficina gratuita e online com o objetivo de iniciar novos profissionais na carreira da produção cultural.

A iniciativa conta com o apoio da Lei Aldir Blanc (LAB), Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe. “A pandemia é um dos momentos mais desafiantes da minha carreira. Ela paralisou diversas atividades, entre elas, a cultura. De uma hora para outra, tivemos que abandonar projetos já encaminhados, além dos que estavam ainda em fase de definição. Perdi meu pai nesta pandemia, isto me marcou muito. Ao mesmo tempo, confirmei que as dificuldades nos forçam a buscar novas saídas, a usar da criatividade, que é algo muito presente no dia a dia do produtor”, conta Carla.

No meio desse processo, ela mergulhou nas redes sociais e começou a contar sua história e a dar dicas em lives semanais. “Fui provocada por uma amiga sobre o dever de partilhar minha experiência. Quando comecei, só havia homem na produção, não havia praticamente mulheres. Hoje, são várias. Essa cobrança me fez visualizar a importância de ser mulher e de estar neste lugar, fazendo o que mais gosto. Minha história é vasta e única; sobrevivo a mais de 20 anos apenas de produção cultural. Não é fácil, mas é possível”, diz ela.

Dividido em quatro dias, totalizando quatro horas de aula, o curso vai abordar todas as fases da produção de um espetáculo: planejamento, organização, coordenação e finalização. Nesse processo, vai tratar de temas como elaboração do projeto, leis de incentivo, como se relacionar com o cliente/artistas e a prestação de contas, entre outros.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, já que as aulas serão realizadas em um link fechado. Elas podem ser feitas diretamente do link da bio de @carlinhanavarro no Instagram ou diretamente pelo https://producaosemcomplicacao.com.br/inscricao. Após a jornada propriamente dita, o conteúdo permanecerá à disposição dos participantes por mais 30 dias.

“Vamos tratar de tudo o que é necessário para o espetáculo acontecer. Vou aprofundar parte do conteúdo das lives do Instagram e completar com informações exclusivas. Desde o começo da pandemia, comecei a postar vídeos e a fazer lives buscando conversar com outros profissionais da cena, pessoas com as quais já trabalhei e com o público, com amigos. Naturalmente, o povo foi ligando, tirando dúvidas no WhatsApp, na mensagem direta, no Facebook… Surgiram pessoas que estão começando na atividade e isso me deixou muito feliz. Foi para elas que desenvolvi o curso. Ter sido aprovada na LAB referendou esta minha decisão de partilhar conhecimento”, comenta Carla.

SERVIÇO:

Jornada da Produção Sem Complicação – Com Carla Navarro. De 18 a 21 de março, via (plataforma a ser usada), às 20h. Inscrições gratuitas pelo: @carlinhanavarro ou direto no https://producaosemcomplicacao.com.br/inscricao


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *