Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Sequelas olfativas pós-covid

Compartilhe

gustavo motta Sequelas olfativas
Dr. Gustavo Motta fala sobre sequelas olfativas pós COVID

Perda total ou parcial da capacidade de sentir cheiros são principais queixas

Distúrbios do olfato, como por exemplo a perda total ou parcial da capacidade de sentir cheiro, são queixas recorrentes das pessoas infectadas por covid-19.
De acordo com o otorrino Dr. Gustavo Motta, que é professor e também atende no Hospital das Clínicas, o mecanismo que promove esse sintoma nas vias aéreas superiores ainda não está esclarecido, e há relatos de pessoas que mesmo muitos meses após a cura ainda não recuperaram 100% do olfato. Sobre isso, há uma teoria do comprometimento direto do epitélio olfatório e também sobre acometimento do sistema nervoso central. Entretanto, por ser uma doença nova, os comprometimentos da covid-19 ainda estão sendo estudados.

Mas, quais são os distúrbios do olfato? E dá pra recuperar?

A perda total desse sentido é chamada de anosmia. Já quando há uma redução da capacidade de cheirar, o termo é hiposmia. Esses são os relatos mais frequentes dos pacientes.

Mas há, também, a incidência de parosmia, que é quando se sente um cheiro que não corresponde à substância. E, ainda, a fantosmia, que ocorre quando a queixa é sobre sentir um cheiro que não existe.

A pergunta mais feita nos consultório agora, é: o olfato volta ao normal?

Segundo o médico, que também é professor da UFPE, o que há é um tratamento, que se assemelha a uma “fisioterapia”. Ou seja, são exercícios feitos por meio de estímulos olfativos. O paciente vai cheirando várias substâncias e reeducando o olfato. A resposta ao tratamento depende de cada organismo.

E esse tratamento pode ser feito em hospitais públicos, como por exemplo o Hospital das Clínicas, Agamenon Magalhães e IMIP. Basta procurar o atendimento de saúde do bairro (posto de saúde da Família) e no caso das cidades do interior, buscar a secretaria municipal da Saúde. Eles vão te encaminhar para centros de referência em atendimento de otorrino em um dos hospitais de referência.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *