Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Prefeitura do Recife instala placas criativas em rotas turísticas da cidade

Compartilhe

Sinalizações apontam sedes de agremiações carnavalescas localizadas no Recife

Conhecida como Capital da Criatividade, Recife conta com diversas rotas turísticas que promovem passeios de experiência, onde o viajante se conecta com a cultura e a essência da cidade. Valorizando o potencial do turismo criativo, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, instalou placas criativas de sinalização turística em importantes agremiações culturais e de referência da cultura recifense. 

Receberam as placas as sedes das Troças Abanadores do Arruda, Tô Chegando Agora, Reisado Imperial, Escola de Samba Gigante do Samba, Sítio de Pai Adão, Bacnaré, Tribo Carijós e Bomba Cultural, nos bairros da Bomba do Hemetério, Água Fria e Mangabeira, além do projeto Cores do Amanhã, no Totó. A confecção e aplicação das placas criativas está dentro das ações propostas pelo Plano de Turismo Criativo do Recife. Essas sinalizações foram co-criadas com os representantes das agremiações contempladas durante uma formação em cerâmica, promovida pela Prefeitura do Recife ainda no ano passado. 

“Essas são entregas essenciais porque organizam e embelezam a fachada de importantes atrativos da nossa cidade, os colocando ainda nas nossas rotas e roteiros de turismo criativo. Estes espaços evocam a nossa cultura, que é o nosso grande diferencial diante dos outros destinos. Sabemos que vivemos um momento desafiador e não podemos celebrar como gostaríamos, devido aos protocolos sanitários. No entanto, estas novas sinalizações renovam as esperanças de que em breve todos estarão realizando suas manifestações culturais tão importantes”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula. 

Liderada pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, que ensinou técnicas de modelagem em cerâmica e de trabalho em mosaico, a qualificação gerou impacto sócio territorial, desenvolvendo novas habilidades artísticas junto aos artesãos participantes e melhorando a estruturação turística dos locais. Leopoldo Nóbrega, que assinou nos últimos dois anos a escultura da alegoria gigante do Galo da Madrugada, utilizou diversas técnicas de co-criação junto aos participantes para a chegada do resultado final.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *