Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

SEDA estimula população denunciar casos de maus-tratos a animais do Recife

Compartilhe

Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife possui canal onde cidadãos podem registrar denúncias de maus-tratos de animais. De janeiro a abril deste ano, SEDA registrou 291 queixas

Com o desfecho do caso das mortes de cinco gatos na Avenida Beiro Rio, na Madalena, ocorridas no último mês de fevereiro, e que resultou no indiciamento do estudante universitário Pedro Leal pela Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, reforçou a necessidade de a população denunciar casos de maus-tratos cometidos contra os bichinhos. O gestor afirma que a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) dispõe de um canal para que as pessoas possam registrar possíveis práticas suspeitas. Maus-tratos é considerado crime e está previsto na Lei de Crimes Ambientais, podendo levar a penas de 2 a 5 anos de prisão.

A Secretaria dos Direitos dos Animais do Recife dispõe do telefone 3355-8371 para que a população possa registrar as denúncias. O canal de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Outra possibilidade é através da Ouvidoria Geral da Prefeitura do Recife, por meio do telefone 0800-281-0040. Todas as denúncias recebidas pela Ouvidoria são enviadas à SEDA, que analisa as informações e promove fiscalizações.

Nas abordagens, os profissionais da SEDA orientam os tutores e protetores de animais sobre cuidados com os bichinhos, de modo a garantir o bem-estar dos pets. Caso seja constatado qualquer tipo de violência praticada, os servidores da Secretaria dos Direitos dos Animais acionam a Depoma, que é a polícia judiciária competente para investigar eventuais crimes.

O secretário Luís dos Anjos prometeu reforçar as fiscalizações de denúncias de maus-tratos e de abandono de animais no Recife. “Não vamos permitir que os animais continuem sendo maltratados, abandonados e negligenciados em nossa cidade. É preciso que a população respeite os animais e dê tratamento digno a eles, que são grandes companheiros, sobretudo nesse momento tão difícil de pandemia”, ponderou o gestor público.

De janeiro deste ano até o último dia 30 de abril, a Secretaria dos Direitos dos Animais recebeu 291 denúncias de suspeitas de maus-tratos a animais no Recife.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *