Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Os sintomas dermatológicos da Covid-19

Compartilhe

Estudos apontam que a pele também é um dos órgãos atingidos pelo vírus

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alertou sobre os sintomas dermatológicos da Covid-19. De acordo com a entidade, desde maio de 2020 um estudo está sendo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no universo de quatro hospitais com ampla amostragem de pacientes, em busca de evidências científicas para a questão.

Manchas avermelhadas, arroxeadas, urticárias, erupção maculopapular, erupção vesicular e alterações vasculares, entre outros, são sintomas dermatológicos verificados em pacientes acometidos pela Covid-19.

Conforme alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), apesar de menos comuns que os sinais clássicos (febre, tosse seca, falta de ar e cansaço), alguns desses sinais que acometem a pele podem demorar um longo período para desaparecer, persistindo mesmo após o término da infecção pelo coronavírus.

Como diversos pontos que são ligados à Covid-19, a atuação do vírus na pele ainda está sendo estudada. Até agora, o que foi observado é que a gravidade das repercussões cutâneas é proporcional ao quadro geral do paciente. Na maioria das vezes, os sintomas tendem a desaparecer com a melhora. No entanto, há relatos – menos comuns – de manifestações que perduram por longo período, como o pseudo eritema pérnio, também conhecido como dedos de Covid.

De acordo com a dermatologista Carolina Coelho, o tratamento é feito com um médico dermatologista. Só ele pode avaliar e prescrever um tratamento adequado para cada alteração significativa apresentada.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *