Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Atenção às crianças na internet!

Compartilhe

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes reforça alerta sobre predadores do mundo digital

Um em cada três usuários da internet no mundo é criança, segundo levantamento recente da empresa Safernet. Atenção para que elas não caiam nas mãos dos predadores do mundo digital. No Brasil, hoje (18) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que serve de alerta a pais e responsáveis sobre os riscos também no cenário digital.

A pandemia não somente alterou os modelos de trabalho – do presencial para o remoto –, como acabou transformando também o cenário de ensino a crianças e adolescentes. E levantamentos como esse, somado a um ambiente de exposição cada vez maior aos menores de 18 anos, acabam reforçando a necessidade de medidas de proteção a esse público mais vulnerável aos predadores.

A cada uma hora, ao menos quatro crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual em todo o mundo, apontam dados da ONG Darkness to Light. Já o Cyberbullying Research, centro de pesquisas focado em estudos de bullying no ambiente virtual, aponta que 41% das crianças já contataram estranhos perigosos ou indesejáveis, ou predadores cibernéticos.

A preocupação com a segurança de crianças e adolescentes foi sentida nos últimos 12 meses pela startup de tecnologia FS Security, focada em soluções de segurança digital.

A FS Security oferece gratuitamente o aplicativo de controle parental Família, da linha de apps Hero, que permite aos pais acesso a tudo que as crianças fazem na internet, com escolha dos conteúdos que podem acessar e acompanhamento da localização delas em tempo real.

Um levantamento da FS aponta que, de abril do ano passado a abril deste ano, os acessos ao Family na Google Play aumentaram 58%, especialmente entre o público das faixas de 25-34 anos e 35-44, referente aos pais ou responsáveis dos menores de 18 anos.

O app permite que eles monitorem as redes sociais das crianças, no sentido de gerenciar o tempo gasto no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp, por exemplo, além de monitorar chamadas e SMS, definindo, se preciso, uma lista de contatos bloqueados. Além disso, o Família By Hero conta com um localizador que mantém os pais informados enquanto os filhos estão em movimento e bloqueia conteúdos impróprios, ao criar perfis de acordo com a idade – assim, as crianças só acessam sites adequados para sua faixa etária.

“Os filtros do aplicativo permitem aos pais estabelecer mecanismos de proteção de seus filhos, que agora, durante a pandemia, ficam muito mais suscetíveis aos predadores do ambiente virtual, tendo em vista a ampliação da exposição remota”, explica o vice-presidente de tecnologia e serviços da FS Security, Marcus Garcia.

Para o especialista em segurança digital, o aumento dos acessos desde o começo da quarentena, ano passado, até este ano, revela a preocupação com a segurança dos filhos. “O app também dá a possibilidade de definir limites de tempo para jogos e aplicativos ou bloquear aplicativos que você não deseja executar ao mesmo tempo, o que também auxilia na qualidade de vida das famílias, como um todo”, destaca Garcia.

O Família By Hero pode ser acessado aqui.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *