Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Será que Geraldo Julio vai mesmo depor na CPI da COVID?

Compartilhe

A CPI da Covid postergou a convocação de prefeitos e ex-prefeitos, prevista para esta quarta-feira (26), na qual estava cotado também o ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. A gestão do peessebista é alvo de operação da Polícia Federal por suspeitas de desvio de recursos da Saúde durante a pandemia, associada a um desfalque de quase R$ 11,5 milhões. Segundo o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), os requerimentos pendentes serão avaliados na próxima terça-feira (1º).

O ex-gestor da capital pernambucana é uma das presenças mais aguardadas na comissão, à luz do escândalo da compra dos 500 respiradores, ainda em 2020, no começo da pandemia. Geraldo Julio deixou o cargo em dezembro do ano passado, mas deve comparecer à CPI da COVID para prestar esclarecimentos.

A compra dos tubos endotraqueais, utilizados em pacientes em estado grave da Covid-19 e sob necessidade de ventilação mecânica, foi investigada através do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), que solicitou auditoria especial para analisar três contatos da Prefeitura do Recife com a empresa Juvanete Barreto Freire em 23 de maio de 2020. Cada contrato foi voltado a uma leva de respiradores, primeiro foram 200 aparelhos, então 100 e por último, mais 200 unidades. O desembolso total seria de R$ 22 milhões, segundo o MPCO.

O caso agora circula em esfera federal e apesar de não mencionar diretamente o nome de Geraldo Julio, os acontecimentos sondados aconteceram no período do seu segundo mandato. Na última segunda-feira (24), o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu à Justiça Federal uma denúncia contra o ex-secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e mais cinco ex-servidores a partir da Operação Apneia, que leva a investigação. Jailson Correia é acusado da prática dos crimes de dispensa indevida de licitação, peculato e crime contra a ordem tributária.

Além do ex-chefe da pasta, também são sondados pela operação o ex-diretor Executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Saúde do Recife, Felipe Soares Bittencourt e a ex-gerente de Conservação de Rede da Secretaria de Saúde do Recife, Mariah Simões da Mota Loureiro Amorim Bravo, bem como os empresários Juarez Freire da Silva, Juvanete Barreto Freire e Adriano César de Lima Cabral.

No documento, assinado pela procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes, o crime de dispensa indevida de licitação foi atribuído a todos os envolvidos. O de peculato, ao ex-secretário, ao ex-diretor, à ex-gerente e aos empresários. Já a acusação de crime contra a ordem tributária, somente aos empresários. O MPF solicitou à Justiça que seja decretada perda de eventual cargo público exercido pelos denunciados, bem como o pagamento de indenização para reparação dos danos morais e/ou patrimoniais causados.

Convocações desta quarta-feira

A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira (26) a convocação de nove governadores, um ex-governador e uma vice-governadora para prestarem depoimento na comissão. A Comissão também aprovou nesta quarta-feira (26) a reconvocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do ex-chefe da pasta, Eduardo Pazuello.

Foram convocados os seguintes governadores:

– Wilson Lima, do Amazonas

Thank you for watching

– Ibaneis Rocha, do Distrito Federal

– Waldez Góes, do Amapá

– Helder Barbalho, do Pará

– Marcos Rocha, de Rondônia

– Antônio Denarium, de Roraima

– Carlos Moisés, de Santa Catarina

– Mauro Carlesse, de Tocantins

– Wellington Dias, do Piauí

A vice-governadora chamada foi Daniela Reinehr, de Santa Catarina. O ex-governador convocado foi Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, que sofreu impeachment neste ano.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *