Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

O universo dos sonhos é tema de curso com a artista e terapeuta Drica Ayub

Compartilhe

As inscrições para o curso “Ciranda do Sonhar” estão abertas no Sympla e os encontros acontecerão nas terças-feiras de junho, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom

Universo dos sonhos é tema de curso – Os sonhos têm alcançado uma maior visibilidade na pandemia. Há relatos de pessoas que estão sonhando mais intensamente nos últimos tempos, seja pelo fato de estarem mais tempo em casa, e, portanto, dedicando mais tempo ao descanso, ou até mesmo por estarem observando de forma diferente as narrativas noturnas, como uma ferramenta de autoconhecimento. De todo modo, esse tema tem sido amplamente pesquisado por terapeutas, artistas, cientistas e público em geral. De fato, os sonhos despertam curiosidade em nós por falarem do mistério, do não saber.

Como um convite para desbravar esse universo onírico, o curso “Ciranda de Sonhar” se propõe a abrir caminhos de muitas descobertas dentro de si através da potência do Sonhar. A vivência acontecerá nas terças-feiras do mês de junho, das 19h às 21h, pela plataforma online Zoom, a começar pelo dia 08 e seguindo até o dia 29. Haverá uma aula bônus com leitura de sonhos no dia 05 de julho, para quem se inscrever até o dia 1° de junho. Com momentos teóricos e experimentais, incluindo relatos e análises de sonhos, a terapeuta e artista Drica Ayub, idealizadora e facilitadora do curso, conduzirá o grupo de sonhadoras e sonhadores ao caminho do autoconhecimento e diálogo com a própria sabedoria.

Depois de muitos anos anotando, recebendo e sentindo recados preciosos do mundo do sonhar, eu me dedico, há 2 anos, a pesquisar e estudar o tema de forma teórica, empírica e experimental. Fiz cursos importantes, inclusive com Sidarta Ribeiro, José Balestrini, Kaká Werá e Nelson Job, passando por outros dentro do universo da Psicologia Analítica e Xamanismo. Com o intuito de aprofundar a minha pesquisa e também ofertar conhecimentos e sabedorias, eu alio outras ferramentas nesta vivência, principalmente as que são ligadas ao corpo em movimento e suas sensações, meditação e práticas expressivas, em um trabalho de mergulho profundo no mundo do sonhar”, explica Drica Ayub.

Universo dos sonhos é tema de curso – Os sonhos, sem dúvida, influenciaram de modo decisivo a cultura de povos e também a própria evolução da humanidade. Ele pode ser considerado o embrião do xamanismo, tataravô da religião, medicina e filosofia. Stanley Krippner nos abre para a percepção de que todo sonhador tem uma pitada de xamã, porque entra em contato com o misterioso e, para Jung, com o numinoso.

Sobre Drica Ayub – Drica Ayub é mãe de Ian, pesquisadora da vida, artista das artes do corpo, especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna, terapeuta corporal, palhaça, quase arteterapeuta, aromaterapeuta, estudiosa da agroecologia e música e bióloga de formação. Há mais de 10 anos se dedica às práticas de presença, amalgamando processos de vida-arte, incluindo a maternagem. Está em processo formativo como facilitador do Movimento Autêntico e também como Terapeuta pela experiência somática. Atualmente, sua pesquisa se direciona ao mundo do sonhar, em suas diversas tradições e reverberações, e também às memórias/marcas que nos constroem, sobretudo os corpos femininos. 

SERVIÇO – CURSO “CIRANDA DO SONHAR” COM DRICA AYUB

Idealização e facilitação: Drica Ayub, terapeuta e artista

Datas: (08/06) Sonhos e Autoconhecimento
(15/06) Sonhos e o Ancestralidade
(22/06) Sonhos e o Mistério
(29/06) Sonhos e Criação
(05/07) Aula bônus com leituras de sonhos para quem se inscrever até dia 1° de junho

Horário: 19h às 21h

Inscrições: Sympla (link na bio do perfil @drica.ayub)
https://www.sympla.com.br/ciranda-de-sonhar—experimentacoes-corpo-oniricas__1224874

Investimento: R$ 220,00, 250,00 e 280,00 (possível, justo e ideal)

Vagas: 30 vagas com cinco bolsas integrais para pessoas pretas, trans e periféricas. Mães solo têm desconto especial (entrar em contato).

Instagram: @ciranda.de.sonhar e @drica.ayub
Público: todas as pessoas interessadas com idade acima de 18 anos
 

ATIVIDADES PRÉVIAS DE LANÇAMENTO DO CURSO UNIVERSO DOS SONHOS

No dia 27 de maio, às 17h, Drica conversa com a atriz e pesquisadora dos sonhos curitibana Joana Kannemberg (@roda.sonhos) com o tema “Corpo, Magia e o Capitalismo”.

Já em 03 de junho, também às 17h, haverá a live “Pra quê sonhar?”, quando Drica Ayub estará aberta para tirar dúvidas e dar mais informações sobre o curso e também sobre o próprio tema.

Finalizando a programação de lançamento do curso “Ciranda do Sonhar”, no dia 04 de junho, às 20h, a roda será aberta para todas as pessoas interessadas via plataforma Zoom (inscrições gratuitas pelo Sympla – link na bio da artista e do perfil @ciranda.de.sonhar) com investigações corporais, escritas e muita conversa com Drica e outros participantes.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *