Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Curso de teatro gratuito para jovens

Compartilhe

Curso livre de teatro será oferecido gratuitamente para jovens da rede pública do Estado

Curso de teatro gratuito para jovens – Promover a formação de futuros artistas para a cena teatral pernambucana e capacitar uma jovem plateia de modo que ela conheça os elementos que constituem um espetáculo. É com este objetivo que será realizado nos dias 19 e 20 de junho, das 14 às 18hs e das 14 às 17hs, respectivamente, o “Curso Livre de Teatro – pedagogias do espectador contemporâneo”. A jornada educacional e artística acontecerá de forma online e é voltada para jovens estudantes com idades a partir de 16 anos, sem experiência profissional na área e que sejam, preferencialmente, oriundos da rede pública de ensino. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17, através deste link. A divulgação dos resultados será na sexta (18). Os selecionados serão contatados pelos endereços de contato disponibilizados na ficha de inscrição e receberão o link de acesso a plataforma de aulas.

O projeto do curso é idealizado pela atriz, pedagoga e produtora cultural pernambucana, Luciana Barbosa, dando continuidade à proposta de uma pedagogia contemporânea de formação de espectadores, onde é valorizado o processo de alfabetização estética. As vagas são limitadas a 25 alunos e será garantido certificado para aqueles que fizerem 80% da carga horária total que é de 7h. O projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc.

A metodologia utilizada nas aulas passa pelas principais áreas do teatro são elas: Interpretação Teatral e Direção, ministrada pelo escritor e arte-educador, Jorge de Paula, que há 18 anos desenvolve pesquisas acerca do teatro para a infância e juventude, do Circo-teatro e Teatro do povo do Nordeste, com especial interesse em investigar a acessibilidade comunicacional como poética da cena. No módulo os alunos serão inseridos na prática das ações físicas como elemento essencial do trabalho criativo do ator, ligando as fontes históricas e estéticas da abordagem metodológica ao conceito contemporâneo de atuação sobre o discurso da encenação; No módulo Produção, com Luciana Barbosa, os alunos serão capacitados para participar ativamente dos debates acerca das políticas culturais na área do teatro e suas repercussões sócio-econômicas.  Barbosa atua há mais de 12 anos com produção cultural tendo realizado diversos projetos no Estado e também outros de circulação internacional como “Las Mariposas: na rota das irmãs Mirabal” para a República Dominicana em parceria com o grupo NEXTO/PE e o espetáculo “O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” que foi exibido em  Portugal numa parceira com a Trupe Ensaia Aqui e Acolá/ PE; Elementos Visuais 1 e Sonoros – Iluminação e Sonoplastia, ministrado pela iluminadora cênica, Luciana Raposo, integrante do Coletivo Lugar Comum e parceira de grupos como o Grial de Dança, Duas Companhias, Coletivo Angu de Teatro, Cia Meias Palavras e Doutores da Alegria; e, por fim, Elementos Visuais 2 – Cenografia e Figurino, conduzido pelo premiado design e ilustrador, Java Araújo, que nos últimos anos tem focado em trabalhos de ilustração para o público infantil.   

O projeto do Curso Livre de Teatro – Pedagogias do Espectador Contemporâneo foi realizado há 8 anos de forma presencial em 4 macro regiões de Pernambuco nas cidade de Paulista (RMR), Belo Jardim (Agreste), São Benedito do Sul (Mata Sul) e Serra Talhada (Sertão), oferecendo 120h/aulas em cada cidade. Essa edição será a primeira no formato online, devido à pandemia. 

SERVIÇO:

Curso Livre de Teatro – Pedagogias do Espectador Contemporâneo

Dias: 19/6 das 14 às 18hs;

          20/6 das 14 às 17hs;

Inscrições gratuitas: Até o dia 17 de junho

Link inscrições: https://forms.gle/Vqn3kz77m7UQnzz28

Público-alvo: jovens estudantes com idades a partir de 16 anos, sem experiência profissional em teatro e, que sejam, preferencialmente, oriundos da rede pública de ensino.

Total de vagas: 25

Divulgação dos resultados: 18 de junho. Os selecionados serão contactados pelos endereços de contato disponibilizados na ficha de inscrição e receberão o link de acesso para o curso


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *