Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Julho Amarelo contra as doenças hepáticas virais

Compartilhe

Médico alerta para a importância do Julho Amarelo contra as doenças hepáticas virais em tempo do novo Coronavírus

Julho Amarelo contra as doenças hepáticas virais – O mês de julho é marcado pela campanha de conscientização sobre hepatites virais. No Brasil, o Julho Amarelo foi instituído através da Lei nº 13.802/2019 e tem o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das doenças ligadas ao fígado. Com o início da pandemia do novo Coronavírus, o cuidado acabou se tornando mais do que necessário, levando em consideração que a Covid-19 pode ser um agravante para pessoas que tenham algum tipo de hepatite viral e não estejam passando por tratamento.

As hepatites podem ser dos tipos A, B, C, D e E. As mais comuns são a B e C, que silenciosas e não tratadas, podem evoluir para a cirrose e o câncer de fígado. A transmissão pode acontecer de diferentes formas: fecal-oral em locais de saneamento básico precário (hepatites A e E); através do contato com sangue contaminado, por meio de seringas, agulhas e objetos cortantes (hepatites B, C e D); e de mãe para o filho durante a gestação ou parto, a chamada transmissão vertical (hepatites B, C e D). Hoje, a principal forma de prevenção contra a doença é a vacina. Esta previne contra as formas A, B e D.

Segundo o médico e cirurgião geral com especialidade em doenças do aparelho digestivo, Fábio Moura, por se tratar de uma doença muitas vezes silenciosa, durante este período de pandemia do novo Coronavírus, o teste para identificação das doenças hepáticas virais deve ser realizado como forma de cuidado. “Um paciente que esteja com algum tipo da hepatite viral, principalmente as B e C, e não saiba que está doente, pode ter seu quadro agravado caso contraia a Covid-19. Por isso, atualmente, a campanha do Julho Amarelo se torna ainda mais importante. Indicamos que as pessoas se previnam e realizem o teste de identificação da doença”.

O médico ainda aponta que uma das principais dificuldades encontradas com a chegada do novo Coronavírus está justamente no momento do tratamento das hepatites. “O Coronavírus não trouxe apenas o risco ao ser contraído, mas também atrapalhou no tratamento daqueles que têm hepatite. Hoje o paciente tem dificuldade de encontrar leitos em hospitais para o se tratar, pois estes estão designados para a Covid-19”, afirmou. 


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *