Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Programa Quero Impactar é finalista em concurso nacional

Compartilhe

Iniciativa da Prefeitura do Recife concorreu com 218 propostas. Programa já beneficiou mais de 260 mil pessoas através de projetos e ações sociais

O Programa Quero Impactar, da Prefeitura do Recife, é finalista do concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A iniciativa recifense concorre na categoria “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal”. O Quero Impactar disputou com 218 outras propostas de todo o Brasil e é uma das 18 finalistas do certame. A próxima etapa será a defesa oral, com data ainda a ser definida pela organização. Desde 2019, a ferramenta recifense já beneficiou mais de 260 mil pessoas por meio de projetos e ações sociais.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux, a escolha do programa Quero Impactar como finalista é o reconhecimento do trabalho e de grande alcance que a plataforma tem proporcionado para quem mais precisa. “A ferramenta, além de ser prática, por ser online e totalmente digital, não tem burocracia e é transparente, uma vez que o dinheiro vai direto para o projeto escolhido”, diz o gestor. “O programa é a primeira plataforma desse tipo na administração pública no Brasil”, completa.

O Quero Impactar é uma plataforma de financiamento coletivo 100% gratuita em que os contribuintes – podendo ser pessoa física ou empresas – podem doar parte do Imposto de Renda para uma entidade ou projeto social apoiados pela ação. Desde 2019, a Plataforma já arrecadou mais de R$ 18 milhões e até agora 31 projetos de entidades foram apoiados, a exemplo do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-Recife), Projeto Navegar é Preciso e o Recife Bom de Bola – maior campeonato de futebol de várzea do mundo, com 500 times.

A plataforma permite de uma maneira simples, por meio do app Conecta Recife ou do site (https://queroimpactar.recife.pe.gov.br/), que pessoas físicas que fazem a declaração do IR, no modelo completo, e jurídicas, que são tributadas pelo regime de lucro real, doem parte do Imposto de Renda devido para instituições, projetos ou ações que prestam serviços sociais relevantes para a população mais carente da cidade. No próprio site do Quero Impactar, o doador pode gerar o boleto de pagamento e escolher qual instituição, projeto ou ação quer ajudar. No caso de pessoas física, o limite é de até 3% dos valores e serem pagos ou restituídos. Outra possibilidade para contribuição é doar diretamente para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente ou da Pessoa Idosa.

O Hospital do Câncer, por exemplo, por meio do Quero Impactar, já recebeu mais de R$ 5 milhões. A quantia possibilitou a aquisição de remédios quimioterápicos e materiais médicos para atender mais de 10 mil pacientes oncológicos idosos e na abertura de leitos de UTI para pacientes com covid–19. Esses recursos também permitiram manter leitos de UTI separados para os pacientes oncológicos que adquiriram o novo coronavírus ao longo do tratamento. Os leitos de UTI Covid atenderam cerca de 500 pacientes.

CONCURSO – Desde 1996, anualmente a Escola Nacional de Administração Pública promove o concurso, que tem o objetivo de incentivar a inovação, reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. É uma forma de contribuir para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornar mais eficientes as respostas do Estado para as demandas da sociedade. A Enap é uma entidade vinculada ao Ministério da Economia do Brasil.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *