Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Cardiologista alerta sobre os cuidados com o coração

Compartilhe

Em homenagem ao Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, especialistas alertam para a importância de prevenir doenças cardiovasculares que vitimam cerca de 17 milhões de pessoas no mundo.

Dra. Tieta Albanez

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, elas são responsáveis por quase 30% do total de mortes. Isso se deve à crescente exposição das populações das chamadas sociedades afluentes aos fatores de risco, como dieta aterogênica, obesidade, sedentarismo e especialmente o tabagismo. 

De acordo com a cardiologista e hemodinamicista, Dra. Tieta Albanez, criança com excesso de peso tende a ser adulto obeso e mais propenso a desenvolver diabetes, hipertensão, infartos e AVC mais jovem. Atualmente 54% dos homens e 48% das mulheres brasileiras estão acima do peso. Apenas 23% da população ingere a porção diária recomendada pela OMS, de cinco ou mais porções ao dia de frutas, verduras e legumes, enquanto 31,5% consomem carne gordurosa e 26% tomam refrigerantes regularmente. 

“A prevenção de fatores de risco é o melhor caminho para evitar enfermidades cardiovasculares. Nesse caso específico, fazer um acompanhamento médico regular desde a infância é importante para a detecção precoce de condições que podem deixar o coração vulnerável”, explica, acrescentando que o alerta é ainda mais necessário para pessoas com histórico familiar de problemas no coração, cujos riscos podem ser maiores. 

DICAS PARA MANTER O CORAÇÃO SAUDÁVEL: 

* Pratique exercícios físicos regularmente 

* Evite a obesidade 

* Não pratique o tabagismo 

* Leve uma vida de maior equilíbrio mental: evite o estresse, pratique ioga e meditação, alem de cultivar o lazer. 

* Mantenha uma alimentação equilibrada: consuma mais frutas, verduras e legumes, evite o excesso de sal e frituras, embutidos 

* Controle as doenças associadas, como o colesterol, o diabetes e a pressão] 

* Consulte seu médico regularmente 


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *