Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Entre atmosfera densa e dançante “Resumo da Ópera” traz o contraste da luz e escuridão do rock alternativo de Dani Carmesim

Compartilhe

Foto: Marina Branco

Álbum marca 10 anos de carreira da artista recifense, apontando novos caminhos com referências do Post Punk e Synthwave

A cantora e compositora Dani Carmesim marca seus 10 anos de carreira com lançamento de Álbum no próximo dia 15 de outubro, nas suas redes sociais (@danicarmesimoficial) e em plataformas de streaming. “Resumo da Ópera” chega não só como uma síntese dessa década de rock alternativo, mas, principalmente com experimentações e novos caminhos. Alternado entre uma atmosfera densa e dançante, o contraste entre a luz e a escuridão fica claro nas letras pesadas acompanhadas por arranjos recheados de referências do Rock em seus timbres, riffs e solos, contudo, traz um toque moderno e contagiante do Post Punk e Synthwave, entre outros elementos do mundo underground que deixam o disco mais fluido e gostoso.

O trabalho foi construído para dar voz a temas pertinentes e, como no enredo de uma Ópera, o disco abre de forma densa falando sobre as incertezas dos tempos em que estamos vivendo e que trazem à tona sentimentos como o medo, angústia, insegurança e ansiedade, passando por um segundo ato de transição atmosférica, mesclando temas como preconceito, autoconhecimento, autoafirmação e culminando com um ato final dramático, onde a crise política atual, o existencialismo e o rumo que a humanidade está tomando é questionado.

Depois de quase seis anos do lançamento do seu primeiro disco, ‘Das Tripas Coração’, em 2015, Dani chega com “Resumo da Ópera” fazendo uso mesmo do significado de encurtar uma narrativa ou ainda recapitular resumidamente aquilo que foi exposto. O álbum é uma síntese dos 10 anos da sua trajetória na música, mas, para além disso, marca uma nova sonoridade e abre margem para uma nova história ser escrita, justamente no dia seguinte ao seu aniversário.

“São 12 músicas autorais e com participações de artistas e músicos que admiro e que são referência no cenário musical. Tudo isso, encaixado perfeitamente com o sotaque musical que vem da minha cidade, Recife-PE e que dá um toque único e com a minha personalidade no tipo de música que eu faço”, explica Dani.

A faixa 1, ‘O Cheiro do Medo’, tem coautoria de Marcelo Rêgo da banda Sargaço Nightclub. Já a faixa 2, “Víbora” teve participação da guitarra de Neilton Carvalho, da Devotos. Kira Aderne, cantora, compositora e guitarrista da banda Diablo Angel, divide o vocal, cantando em inglês, na faixa 07, “Over and Over” e Fernandes, cantor, compositor e guitarrista, gravou a guitarra das faixas 07 e 08 (Bolero Urbano).

Bem ao jeito Dani Carmesim, dois músicos que já foram da sua banda de apoio durante essa trajetória de 10 anos, foram convidados também. André Oliveira gravou uma das guitarras da faixa 03, “Libriana” e Rafael Bandeira gravou a guitarra da faixa 10, “Hellcife”.

Este é o segundo álbum autoral e independente de Dani, que computa ainda dois EP’s e um cd em sua carreira. Resumo da Ópera foi gravado por Fernando S. na Home Studio Área 51, no período de dezembro de 2018 até junho de 2021, com uma parada de quase um ano na produção, por causa da pandemia. A Produção Musical, mixagem e masterização são assinadas por Fernando S.

A Foto da capa do disco foi feita por Marina Branco, da Caldo de Cana Filmes e a diagramação e edição da capa por André Insurgente. A banda é composta por André Insurgente no baixo, Fernando S na guitarra e sintetizador e Tiago Marditu na bateria.

Resumo da Ópera

Lançamento: 15 de outubro de 2021

Nas redes sociais de Dani Carmesim @danicarmesinoficial e em plataformas de streaming


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *