Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Minicurso ‘Design Que Marca’ para Artistas e Festivais, acontece entre 11 e 14 de abril, com a designer Noelle Marão e participações de grandes profissionais da área

Compartilhe

Designer Noelle Marão ministra mini curso sobre design para artistas e festivais

No que tange aos artistas e profissionais da música quanto a necessidade de se inserir, se manter e tornar-se reconhecido no mercado cultural, nos encontramos diante da pergunta: Como criar uma identidade visual de impacto e construir uma imagem relevante? Pensando nisso, o mini-curso Design Que Marca para Artistas e Festivais, coordenado por Noelle Marão, designer, publicitária e artista visual pernambucana, busca ensinar os processos básicos para construção de uma identidade visual, de imagem e comunicação, através de uma abordagem direcionada para a área cultural e da música.

O minicurso será realizado gratuitamente, nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril das 14h às 16h, online pelo aplicativo zoom. As inscrições serão dia 01 a 10 de abril, pelo site https://bit.ly/designquemarcaartistas
As vagas são limitadas, destinadas a artistas, músicos, empresários, gestores culturais, designers, estudantes de design e demais entusiastas do mercado da música.

“Percebo que muitos artistas e músicos são carentes de informações sobre como funciona a construção de imagem, sobre o que é branding, design e identidade visual e como cada coisa se relaciona. E além disso, há também uma crença muito forte de que apenas a música torna o artista reconhecido, e não é bem assim. Existe todo um trabalho por trás, vários processos importantes que precisam ser pensados e executados para que este artista mostre seu diferencial e se torne reconhecido pelo público. E neste minicurso, pretendo mostrar por que o design é um fator essencial nessa construção de imagem e marca artística”, comenta Noelle Marão.

O evento também contará com a participação especial de Marah Rúbia, produtora e assessora de comunicação da Soplar Produções, de Marcilio Moura, produtor de eventos e A&R do Fábrica Music, e Fábio Cavalcante, da Articulação Musical Pernambucana.

Este projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020) do Estado de Pernambuco.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AULA 01 – TOUR HISTÓRICO: DO DESIGN À MÚSICA
11/04, das 14h às 16h
Nesta aula, faremos um passeio na história do Design, mostrando como surgiu e seus significados, bem como o impacto que o design gráfico causou no mercado fonográfico. Com amostragem e análise de capas de álbuns e pôsters, conheceremos a história visual da música ao longo das décadas.

AULA 02 – CONSTRUINDO O BRANDING – POR ONDE COMEÇAR?
12/04, das 14h às 16h
Nesta aula, falaremos sobre a metodologia do processo para construção da imagem artística, partindo de conceitos do branding, oferecendo ferramentas e o direcionamento para que o artista possa encontrar qual é o seu grande diferencial.

AULA 03 – CONSTRUINDO UM DESIGN DE IMPACTO
13/04, das 14h às 16h
Nesta terceira aula, você irá entender como se constrói a identidade visual de um projeto artístico, seja para a capa de um single, um card de divulgação ou um poster para festival, utilizando de técnicas de design (cores, tipografia, entre outros).

AULA 04 – AO INFINITO E ALÉM
14/04, das 14h às 16h
Nesta última aula, falaremos sobre estratégias de marketing para lançamentos, marketing de experiência, assessoria de comunicação artística e presença digital. Teremos a participação de Marah Rúbia, produtora de eventos e assessora de comunicação da Soplar Produções, Marcilio Moura, produtor de eventos e A&R do Fábrica Music, e Fábio Cavalcante, da Articulação Musical Pernambucana.

NOELLE MARÃO:

Noelle Marão é graduada em Publicidade e Propaganda (UNINASSAU) com especialização em Gestão de Marcas (UFPE), atuando há mais de 10 anos como designer de comunicação e branding para as mais diversas empresas e setores. Nos últimos 6 anos tem focado no mercado cultural, com produção de eventos e criação de artes gráficas, ilustrações e materiais de comunicação para festas, festivais e artistas da cena pernambucana, tais como Plattônicca, Riáh, Joanah Flor, Ortinho, entre outros. Há 5 anos Noelle é a designer oficial do Festival Sonora Olinda e da Associação Musical Pernambucana (AMP), onde exerce a criação da identidade visual e material gráfico do Festival Pré-AMP, Mostra AMP de Música e demais eventos da instituição. Ao longo de sua carreira, colaborou com diversos projetos sociais, como o Coletivo Mulheres e a Ong Recapibaribe. Atuou como consultora de Design de Comunicação pelo SEBRAE-TEC e consultora em Gestão da Inovação pelo NAGI-PE no Porto Digital. Atualmente é designer parceira do Fabrica Music e da Soplar Produções e Assessoria, além de ser empresária da Design Que Marca, onde realiza serviços em branding, comunicação e design para pequenas e médias empresas, atendendo clientes de vários locais do Brasil, como Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, e em outros países, como EUA e Reino Unido.


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *