Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Recife recebeu Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa Rota 2030

Compartilhe

Em 12 de abril, o Parque Tecnológico do Porto Digital do Recife recebeu o Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa Rota 2030 – ENACOOP ROTA 2030. Realizado pela Fundep, fundação de apoio da UFMG, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o evento também foi transmitido ao vivo no canal do Youtube.

Estiveram presentes 77 participantes, dentre eles Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s), indústrias da cadeia automotiva, startups, entidades representativas do setor, e demais interessados em saber mais sobre as iniciativas e oportunidades do programa.  

O objetivo do encontro foi fomentar parcerias e estimular a inovação, o desenvolvimento e a competitividade da indústria automobilística nacional, e expandir a atuação do Rota 2030 para as regiões Norte e Nordeste a fim de dar mais visibilidade às oportunidades do programa para o desenvolvimento de novas tecnologias. 

A solenidade de abertura contou com a presença de João Moraes – gerente de inovação aberta do Porto Digital, Gustavo Bicalho – representante da AEA e supervisor de negócios de desenvolvimento da Stellantis, e Janayna Bhering – gerente de negócios e parcerias da Fundep. 

Em relação a importância do evento, Janayna Bhering destaca: “acreditamos que a cooperação entre as coordenadoras é fundamental para que possamos ter uma visão holística com o objetivo de potencializar os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Evitando, com isso, a sobreposição de esforços, com foco nos gaps tecnológicos, e maximizando os recursos destinados ao setor”. 

A programação do período da manhã contou com a apresentação de todas as coordenadoras do Rota 2030 – Embrapii, Finep, Fundep e Senai; para apresentar e discutir as principais ações e perspectivas do programa e oportunidades de aporte financeiro para a execução de projetos que possam solucionar de forma efetiva a competitividade do setor.  

Para representar a Fundep, estiveram presentes Ana Luisa e Luiz Miranda, para representar o Senai esteve presente Roberto Medeiros, para representar a Embrapii esteve presente Luciano Sousa, e para representar a Finep esteve presente José Medeiros.

A mesa redonda “Problemas reais da indústria automotiva no Brasil” contou com a mediação de Anderson Borille (representante da AEA), Leonardo Amaral (representante da Anfavea e AEA), Gustavo Bicalho (AEA) e de Regiane Relva Romano (representante do SAE4Mobility).

Para Gustavo Bicallho, “os principais desafios no planejamento estratégico das linhas do programa Rota 2030 para os próximos anos são identificar linhas de projetos estruturantes que gerem um impacto relevante para toda a cadeia automotiva nacional. Outro ponto que deve ser ressaltado, é o fomento de projetos que tragam resultados práticos em um curto espaço de tempo, demonstrando para a sociedade que o recurso público está sendo bem utilizado para garantir a competitividade da indústria nacional”.  

Após as apresentações, o público teve a oportunidade de interagir, levantar questionamentos e esclarecer dúvidas aos convidados. 

A realização do evento  teve o apoio da ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores; e da Associação SAE Brasil.

No período da tarde, o evento ENACOOP contou com duas salas simultâneas para as apresentações de todas as linhas de execução do programa:

  • Senai – Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo Veicular 
  • Embrapii – P&D para a Cadeia de Fornecedores de Mobilidade e Logística 
  • Finep – Finep 2030 
  • Fundep – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas 
  • Fundep – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão 
  • Fundep – Estímulo à Produção de Tecnologias Relacionadas à Conectividade Veicular

Na oportunidade, a Fundep também pode dar mais detalhes sobre a nova linha do Rota 2030 que foi aprovada recentemente para coordenar – a Linha VI: Estímulo à produção de tecnologias relacionadas à conectividade veicularA seleção foi realizada pela Secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC) do Ministério da Economia,  e com isso a Fundep passa a ser responsável por metade das linhas do programa Rota 2030.

(Com informações da Assessoria de imprensa/ Fundep)

Confira as transmissões:


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *