Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Neste domingo (19), espetáculo re_Luzir exorta o papel do negro contra crescente perseguição a pessoas vulnerabilizadas

Compartilhe

Montagem, que precisou ser adiada duas vezes por conta das fortes chuvas no Recife, terá sessão única às 18h, no Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro

Após precisar ser adiada duas vezes por conta das fortes chuvas que caíram no Recife, o espetáculo teatral re_Luzir acontece neste DOMINGO (19), às 18h, no Teatro Marco Camarotti, Sesc Santo Amaro. Os ingressos podem ser adquiridos a preços populares no Sympla. A indicação etária é de 14 anos.

A encenação mostra a necessidade de re_definir e direcionar uma vida negra num país onde células nazistas crescem exponencialmente. Onde câmeras registram, em escalada vertiginosa, o extermínio de pessoas vulnerabilizadas. O ator e diretor teatral Marconi Bispo assina a dramaturgia e encenação e se junta à artista visual Lia Letícia [responsável pela direção de imagens], ao músico Miguel Mendes, à iluminadora Natalie Revorêdo e ainda, como supervisor de dramaturgia e assistência de direção, ao encenador e dramaturgo Henrique Fontes.

De outubro de 2016 a março de 2020, Marconi Bispo protagonizou o espetáculo autobiográfico Luzir é Negro!. Foram 39 sessões e, na última, saiu de cena para o isolamento que a Covid-19 obrigou. Agora retorna presencialmente no último palco que pisou, para encenar sua nova obra, a montagem re_Luzir – que fez sua estreia na edição comemorativa de 10 anos do Trema! Festival, em abril deste ano – demarcando, assim, o início de projetos autônomos.

Marconi olha para um país que testemunhou um golpe contra a primeira presidenta do nosso país [2016]; depois a chegada da extrema-direita ao poder no Brasil [2018]; a eclosão da pandemia de Covid-19 [2020] e, já em 2022, os desdobramentos de uma guerra em curso. E se indaga: O que um ator negro tem a dizer/fazer/projetar neste cruzo de tantos desafios, de tantas indefinições, de tantos medos? Quais as implicações em sua existência – no tocante à sua subjetividade negra, sobretudo! –  e que agora, pelo viés do Teatro, torna-se documento para todes nós, sobreviventes destes tempos sombrios?

Criado numa família de candomblecistas, vivendo Terreiros desde muito cedo, Marconi Bispo hoje busca a amálgama entre sua formação nestas quase três décadas de dedicação ao Teatro. Tem pesquisado Relações Raciais em Pernambuco — do século XVI aos nossos dias —, com profundo interesse pela construção de identidades de gênero dentro das religiões de matriz africana e indígena, da qual é um Sacerdote iniciado para Ìyémọjá e Ọbàlùfọ̀n [desde 2004]. Tem também ramificações na Jurema Sagrada. De 2016 a 2020 protagonizou o espetáculo autobiográfico “Luzir é Negro!”, do Teatro de Fronteira.

Ao todo, são 45 produções cênicas no currículo como ator, cantor, bailarino, bonequeiro, dramaturgo e encenador. Estudou Licenciatura em Educação Artística/Habilitação em Artes Cênicas na UFPE, entre 1996 e 1999; Canto Popular no Conservatório Pernambucano de Música [2015-2016] e, em 2019, iniciou os estudos de Teclado na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical.

FICHA TÉCNICA “RE_LUZIR”

Dramaturgia, Encenação e Produção Executiva – Marconi Bispo.

Supervisão Dramatúrgica e Assistência de Direção – Henrique Fontes.

Direção de Imagens – Lia Letícia.

Iluminação – Natalie Revorêdo.

Música – Miguel Mendes e Marconi Bispo.

Crédito das Fotos – Felipe Peres Calheiros e Ilda de Sousa; Bernardo Cabral.

Designer Gráfico – Marcelo do Ó.

Projecionista – Silas Alexandre.

Assessoria de Comunicação: Karina Ferreira

Duração: 80 minutos

Indicação etária: 14 anos

Serviço:

Espetáculo re_Luzir

Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro

Domingo, 19 de junho de 2022

18h

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), no Sympla


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *