Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Sofia Malta lança visualizer do hit ‘R E S P I R A’ e anuncia novo single

Compartilhe

Primeiro single da artista pernambucana superou 13,2 mil visualizações no Spotify

“R E S P I R A”, single de estreia de Sofia Malta nas plataformas digitais, se tornou em pouco tempo um sucesso de audiência. A faixa, que já foi vista mais de 13,2 mil vezes no Spotify, superou 10 mil visualizações em apenas um mês após ser lançada, em abril, abrindo caminho e chamando a atenção para o talento dessa nova cantora e compositora pernambucana. Embalada com a resposta positiva do público, a artista coloca no ar, na próxima quinta-feira (16), o visualizer da canção de estreia e já anuncia o lançamento do seu próximo single, “Sem sela”, no mês de julho, dando um gostinho do que será seu primeiro EP, em fase de produção.

O visualizer – peça audiovisual produzida para acompanhar a canção  “R E S P I R A”, foi concebido por várias mãos. A própria Sofia atuou na direção de arte, a direção geral e fotografia ficou por conta de Gabriel Rochlin e Laura Picorelli atuou na produção. As fotos do still são de João Serra e a edição de Gabriel Lara. A artista, que performa sozinha em cena, concebeu o figurino em parceria com Rochlin e fez a própria maquiagem. O resultado desse esforço coletivo é um produto audiovisual que além de dialogar com a canção, traduz o bem a personalidade e o imaginário da artista.

“É uma proposta ousada, divertida, que como tudo de alguma maneira na minha vida, passa pela brincadeira. Apesar do refrão “Sossega e goza”, fizemos essa escolha de valorizar o prazer sem associá-lo necessariamente ao prazer sexual, mas sobretudo ao prazer de poder respirar, de se estar vivo. O prazer contido na brincadeira, no erro, na falha. No gozar em todos os sentidos – inclusive o sexual. Gozar do prazer de respirar, essa coisa tão simples e inerente à nossa existência, mas muitas vezes tão custosa. A gente tem experimentado uma geração que, principalmente nessa pandemia, conhece bem a ansiedade, a depressão, falta mesmo de perspectiva e de futuro e a música fala disso mesmo sem querer”, comenta Sofia.

“Eu queria que o visualizer, esse apoio visual, por ser a minha primeira aparição como cantora, tivesse muito a minha cara, as minhas cores e que fosse bem eu mesmo. Então, ele tem um apelo estético com escolhas que fizemos para construir uma espécie de imaginário a meu respeito. Dialoga muito com a música, claro, mas também foi muito pensado em quem é essa Sofia Malta que respira nessa música”, explica a artista.

Novo single
Dando sequência à sua carreira promissora, Sofia Malta já prepara o lançamento de seu segundo single, “Sem Sela”, que chegará nas plataformas de músicas no mês de julho. A exemplo de sua música de estreia, a faixa pretende mergulhar em sua intimidade, desta vez ainda mais profundamente. “Esse próximo single é mais ainda sobre mim do que a primeira música. Enquanto “R E S P I R A” veio de uma necessidade de gritar e colocar para fora muitas frustrações – é curioso que o pontapé inicial tenha sido uma grande frustração – nessa segunda música sou eu falando de mim. Como me vejo diante dos encontros que eu tenho e do que sinto que me é exigido, julgado e demandado de mim, de alguma maneira. É uma resposta para o mundo de quem eu sou e de quem faço questão de ser”, define.

Sobre essa intimidade, conta a artista, ela tatuou na pele uma das frases que a inspira em sua jornada na música, uma de suas paixões ao lado do teatro. “Sou forte, como um cavalo novo, com fogo nas patas, correndo em direção ao mar”. “Essa frase de Grace Passô me lembrou esse centauro que de certa forma eu acho que eu sou. Ela fez com que eu escrevesse algumas coisas e ela me move de alguma forma, me representa. Eu acabo me comparando a esse cavalo novo, com fogo nas patas, correndo na direção do que quero”, divaga Sofia.

A artista

A recifense Sofia Malta, 27 anos, adotou o sobrenome das mulheres fortes de sua família como nome artístico. Chegou a iniciar os cursos de letras na Universidade Federal de Pernambuco e Psicologia na Unicap. Mas quando refletiu sobre suas verdadeiras paixões, decidiu trancar as duas faculdades e ir estudar teatro no Rio de Janeiro, onde reside desde 2014. Concluiu o curso na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), em 2016 e passou mais dois anos e meio fazendo assistência de direção.

Sua relação com a música começou bem antes, desde criança, mas foi firmada aos 18 anos, quando se inscreveu no The Voice Brasil. Seu vídeo de inscrição na época foi muito acessado, ultrapassando 10 mil visualizações no Youtube, algo expressivo para a época. Entre suas referências musicais estão Rita Lee, Shania Twain, Maria Bethânia, entre outros artistas. Mas sua grande inspiração sempre foi a cantora Marília Mendonça, inclusive em relação ao timbre de voz e atitude.

Após se formar atriz, decidiu assumir também a carreira de cantora. “É um caminho de volta para mim mesmo que estou fazendo, de me recuperar com coragem. Sinto como se tivesse que começar de novo. Entendi que é o momento de botar o pé na porta e assumir isso. Eu sempre soube que seria cantora, mas fui deixando isso de lado por outras carreiras que foram tomando prioridade. É curioso porque cantar sempre foi minha paixão preferida, mais até do que atuar”, conta.

Ficha técnica

Visualizer da canção “R E S P I R A”
Direção geral, fotografia e iluminação –  Gabriel Rochlin
Direção de Arte – Sofia Malta, Gabriel Rochlin e Laura Picorelli
Produção – Laura Picorelli
Figurino – Sofia Malta e Gabriel Rochlin
Maquiagem – Sofia Malta
Fotos de still – João Serra
Edição – Gabriel Lara

Música “R E S P I R A”
Produção musical: Luccas Maia
Coprodução musical: Renato Luciano
Sofia Malta – voz e composição


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *