Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Artista visual Ana Vaz lança livro sobre sua mostra “Haigas Ocidentais”, neste sábado (08)

Compartilhe

Momento terá ainda segunda abertura da exposição com mais 30 novas telas inéditas da artista

Neste SÁBADO (08), a Arte Plural Galeria realiza a segunda abertura da exposição Haigas Ocidentais, da artista visual Ana Vaz. Em continuidade à mostra em cartaz desde 24 de agosto, a casa exibirá 30 outras obras inéditas também inspiradas na tradição poética japonesa dos haicais. A vernissage será marcada também pelo lançamento do livro homônimo, que mostra o encontro da poesia com a pintura, reunindo todo o conjunto de obras produzidas para a exposição.

Com curadoria da também artista e professora Maria do Carmo Nino, a mostra traz obras que traduzem o diálogo entre os pequenos poemas cheios de significado e suas impressões imagéticas.

“Esse livro equivale a um sonho materializado que só foi possível graças a uma produção maravilhosa de Itamar Morgado e de toda equipe. O livro compreende o conjunto de todas as obras produzidas para essa mostra: aquelas da primeira montagem e as da segunda montagem, além dos poemas que inspiraram cada uma das obras.”, explica a artista

Curadora da exposição, Maria do Carmo Nino destaca o caráter sutil, difuso e até mesmo hesitante evocado pelas obras, “pinturas que oferecem ao olhar a intimidade de uma pele meio velada”. Para ela, “as obras proporcionam ao público aquilo que para Roland Barthes constitui a essência da poesia e transcende a forma da linguagem poética, sendo então a busca do sentido inalienável das coisas, daquilo que faz resistência ao que é representável”.

A ARTISTA
Ana Vaz nasceu em Recife, em 1952. Em 1975, iniciou curso de Licenciatura em Artes Plásticas na Universidade Federal de Pernambuco. Dois anos depois, passou a morar em Paris e, como bolsista do governo francês, estudou na École Nationale Supérièure des Beaux Arts e na Université de Paris VIII, onde concluiu a sua Licenciatura. Durante os seis anos de permanência na França, fez cinco exposições individuais, três em Paris e duas nos seus arredores, estas últimas a convite de Centros de Cultura locais. Coletivamente, mostrou os seus trabalhos na França, em Portugal, Mônaco, Suíça e Espanha. De volta ao Brasil em 1983, instalou atelier na cidade de Olinda, passando a ministrar cursos de pintura. No mesmo ano, fez exposição individual no MASP, a convite de Pietro Maria Bardi. E em 1985 recebeu o Prêmio Nominal José Gomes de Figueiredo, no XXXVIII Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, com a criação e coordenação do trabalho coletivo “O Jogo de Cubos”. A partir de 1986, voltou a residir no Rio de Janeiro, ali trabalhando com a Galeria Bonino, e com a Galeria Traço, na cidade de São Paulo. Quando do seu retorno ao Recife, fundou, em 1991, o Espaço Cultural Arte Forte, destinado ao ensino de técnicas de pintura e mostra de trabalhos de artistas emergentes.

ARTE PLURAL GALERIA
Instalada no centro histórico do Recife desde 2005, mais precisamente na Rua da Moeda 140, a APG se consolidou como referência no Nordeste no cenário cultural, com mais de uma centena de mostras realizadas, além de outros projetos culturais. A Galeria está aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados de 14h às 18h.

Serviço
Segunda abertura da Exposição “Haigas Ocidentais”, de Ana Vaz
Arte Plural Galeria – Rua da Moeda, 140, Recife Antigo
Sábado (08), das 14h às 18h
Serviço gratuito de manobrista no local
Entrada gratuita


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *