Revista Recife

Notícias de Recife para o Mundo

Últimos dias para conferir ‘Haigas Ocidentais’ de AnaVaz, na APG

Compartilhe

Exposição termina NESTA SEXTA (28) e reuniu 60 telas inéditas inspiradas na poesia e lançamento de livro sobre as obras

“Hesitação” é uma das telas em cartaz

NESTA SEXTA (28), encerra-se a exposição “Haigas Ocidentais”, da artista visual Ana Vaz, na Arte Plural Galeria. Em cartaz desde 24 de agosto, a mostra exibiu 60 obras inéditas, divididas em dois momentos, todas inspiradas na tradição poética japonesa dos haicais. A exposição contou ainda com lançamento de livro reunindo todo o conjunto de obras produzidas para a exposição.

Curadora da exposição, Maria do Carmo Nino destaca o caráter sutil, difuso e até mesmo hesitante evocado pelas obras, “pinturas que oferecem ao olhar a intimidade de uma pele meio velada”. Para ela, “as obras proporcionam ao público aquilo que para Roland Barthes constitui a essência da poesia e transcende a forma da linguagem poética, sendo então a busca do sentido inalienável das coisas, daquilo que faz resistência ao que é representável”.

A ARTISTA
Ana Vaz nasceu em Recife, em 1952. Em 1975, iniciou curso de Licenciatura em Artes Plásticas na Universidade Federal de Pernambuco. Dois anos depois, passou a morar em Paris e, como bolsista do governo francês, estudou na École Nationale Supérièure des Beaux Arts e na Université de Paris VIII, onde concluiu a sua Licenciatura. Durante os seis anos de permanência na França, fez cinco exposições individuais, três em Paris e duas nos seus arredores, estas últimas a convite de Centros de Cultura locais. Coletivamente, mostrou os seus trabalhos na França, em Portugal, Mônaco, Suíça e Espanha. De volta ao Brasil em 1983, instalou atelier na cidade de Olinda, passando a ministrar cursos de pintura. No mesmo ano, fez exposição individual no MASP, a convite de Pietro Maria Bardi. E em 1985 recebeu o Prêmio Nominal José Gomes de Figueiredo, no XXXVIII Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, com a criação e coordenação do trabalho coletivo “O Jogo de Cubos”. A partir de 1986, voltou a residir no Rio de Janeiro, ali trabalhando com a Galeria Bonino, e com a Galeria Traço, na cidade de São Paulo. Quando do seu retorno ao Recife, fundou, em 1991, o Espaço Cultural Arte Forte, destinado ao ensino de técnicas de pintura e mostra de trabalhos de artistas emergentes.

ARTE PLURAL GALERIA
Instalada no centro histórico do Recife desde 2005, mais precisamente na Rua da Moeda 140, a APG se consolidou como referência no Nordeste no cenário cultural, com mais de uma centena de mostras realizadas, além de outros projetos culturais. A Galeria está aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados de 14h às 18h.

Serviço
Últimos dias da Exposição “Haigas Ocidentais”, de Ana Vaz
Arte Plural Galeria – Rua da Moeda, 140, Recife Antigo
Até SEXTA (28), das 14h às 18h
Entrada gratuita


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *